style2

HISTÓRIA - Assembléia de Deus Belém Dourados

Início das Atividades - 1949

Registro Jurídico – 15 de fevereiro de 1957

Em 1936 a irmã Marieta Serafim aceitou a Jesus Cristo como Salvador pessoal na cidade de Cabos, Estado de Pernambuco. Alguns anos depois, acompanhada de sua família, mudou-se para o então Estado de Mato Grosso, fixando residência no povoado de Macaúba, a 40 km de Dourados.

Certo dia, irmã Marieta foi assistir a um culto na casa do senhor Artur de Mattos dirigido pelo reverendo Mário, pastor da Igreja Presbiteriana em Dourados. Durante o culto, pastor Mário disse que em Recife havia uma igreja chamada Assembléia de Deus, cujos membros recebiam o batismo no Espírito Santo. Nesse momento, ela identificou-se como membro dessa igreja e tomou iniciativa de ser testemunha de Cristo pregando o evangelho naquela região.

No ano de 1949 começaram a aparecer os primeiros frutos, pois várias pessoas aceitaram a Cristo; são elas: Raimundo Alves Bezerrra e Luiz Medeiros, Ruthe Bezerra, Cleuza Medeiros e Eunice Serafim, Juvelino Zadias Brandão e Aide Vasconcelos Brandão. Nesse início de trabalho o irmão Raimundo Bezerra foi o primeiro dirigente e o irmão Zadias Brandão, o segundo dirigente.

Em comum acordo, irmã Marieta e os obreiros sentiram a necessidade de efetuar o batismo dos novos convertidos e organizar as atividades daquele pequeno rebanho. Ao tomar conhecimento que em Campo Grande já havia uma Igreja Assembléia de Deus organizada, a irmã Aide, que era a professora do vilarejo, redigiu uma carta endereçada ao pastor dessa igreja, solicitando apoio para a realização do batismo; como resposta, dentro de alguns meses, em novembro de 1949, o pastor Alfredo Rudizitz compareceu ao local, ocasião em que visitou os irmãos e dirigiu cultos em várias casas, sendo o batismo marcado para o dia 12/02/1950.

Ao retornar para São Paulo-SP, o pastor Alfredo Rudizitz enviou de lá o evangelista Manoel Rodrigues que dirigiu o primeiro batismo nas águas em Dourados e permaneceu dirigindo os trabalhos da igreja. Nesse período foram abertos novos pontos de pregação e foi construído o primeiro templo da Assembléia de Deus em Dourados, situado no vilarejo de Macaúba.

ALGUMAS DATAS HISTÓRICAS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM DOURADOS.

1953 - O pastor Antonio Domingos Martins assume o trabalho em Dourados.

4/4/1954 - Lançamento da pedra fundamental para a construção do primeiro templo da Igreja Assembléia de Deus em Dourados, situado à Rua Albino Torraca, nº. 704, entre a Av. Weimar G. Torres e Rua Major Capilé.

28 /11/ 1954 – Inauguração do primeiro templo. Ocorreram estudos bíblicos com a participação de vários pastores de São Paulo.

15/2/1957 – Foi feito o registro de Organização e Emancipação Jurídica da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Cartório de Registro Civil da Comarca de Dourados, sob o nº. 34 das folhas nº. 76/77.

2/3/1957 – O Pastor Severino Gonçalves Chaves sucedeu o pastor Antonio Domingos Martins. Em sua gestão iniciaram as atividades regulares da igreja em Naviraí, sob a direção do irmão Teodoro Rodrigues de Oliveira.

1961- O Presbítero Francisco Moreira de Alencar assumiu interinamente a direção da Igreja em Dourados, em substituição ao Pastor Severino Gonçalves Chaves, que se transferiu para São Paulo-SP.